terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

5 de fevereiro - Dia da Internet mais segura


Semana SeguraNet - de 4 a 8 de fevereiro

A Internet é um lugar fantástico onde podes falar com gente de todo o mundo e fazer novos amigos, aprender coisas sobre determinados assuntos e passar momentos divertidos mas que também encerra perigos vários.
Para poderes beneficiar de todas as vantagens da Internet, é fundamental que a utilizes em segurança.

Nesta semana em que se alerta para a segurança na Internet, aconselhamos-te a visitar o site da Seguranet, disponível em http://www.seguranet.pt/alunos.
 
A Seguranet foi criada com o objetivo de promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet, quer pelas crianças e jovens, quer pelas famílias, trabalhadores e cidadãos no geral.

No site da SeguraNet podes encontrar muita informação e atividades sobre a utilização segura da Internet.

Jogos SeguraNet para o 1.º Ciclo

Clica nesta imagem e testa aqui os teus conhecimentos sobre Segurança na Internet!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

IV Concurso de Cartas de Amor - de 14 de janeiro a 4 de fevereiro

 
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

Álvaro de Campos, 21-10-1935

Consultem aqui as normas de participação:




Concurso para a criação de Logótipo - ate 22 de fevereiro de 2013

Está em curso a formalização da criação da Rede de Bibliotecas do Concelho de Rio Maior, cujo protocolo de cooperação deverá ser assinado brevemente pelos diretores dos parceiros aderentes. A rede concelhia deverá ter uma imagem institucional e uma plataforma digital em linha, com informação diversa e com o catálogo coletivo dos fundos documentais disponíveis.
 
Para associar a esta estrutura um logótipo, a Rede Concelhia lançou um concurso público aberto a todos os interessados e cujo prazo de entrega dos trabalhos, termina no dia 22 de fevereiro de 2013.
 
Relembramos que ao melhor trabalho será atribuído prémio constituído por 4 entradas na Feira das Tasquinhas de Rio Maior e por um vale de compras no valor de 100 €, na papelaria Feti, em Rio Maior.

Consultem aqui o Regulamento.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Acender um sonho!

No dia cinco de dezembro quatro turmas do primeiro Ciclo do Centro Escolar Poeta Ruy Belo brincaram com fósforos na Biblioteca  ...

Acalmem-se os nossos leitores, pois os fósforos que estiveram nas mãos dos nossos alunos não continham pólvora mas o poder extraordinário de deixar atrás de si uma esteira de poeira luminosa apenas visível no coração imaculado das crianças e apenas nesta época mágica do ano.

Com o objectivo explícito de levar os alunos a experimentar um espetro vasto de emoções e sentimentos como a comoção e a empatia e despertá-los para problemáticas de grande acuidade social tais como a pobreza, a desestruturação no seio familiar ou a exclusão social, foi levada a cabo a primeira ação de promoção de leitura e do livro intitulada: “Natal na Biblioteca”.
 
A obra escolhida foi a muito comovente história de "A menina dos fósforos" de Hans Christian Andersen, tendo a mesma servido de ponte para uma reflexão conjunta do que podemos fazer, enquanto cidadãos, para evitar a pobreza, a indiferença pelo sofrimento do outro e combater outras chagas sociais.
 
No final da narração os alunos foram convidados a riscar um fósforo e a acender um sonho  ou a visão de um mundo melhor. As visões que assombraram os nossos pequenos leitores foram no mínimo surpreendentes. Enquanto muitos se viam a enfeitar uma lindíssima árvore de Natal na companhia de familiares, outros vislumbraram cenas mais inusitadas. Houve alunos que, de olhos fechados e fósforo encostado à cabeça, conseguiram ouvir o clamor da multidão a chamar por eles enquanto marcavam golo no maior estádio do mundo. Um outro aluno sentia-se voar por cima de um campo de flores infinito onde estavam muitas crianças a rir.

Num mundo que a par da perda progressiva dos bens materiais assiste a um declínio de valores morais, e onde se torna cada vez mais difícil sonhar, contamos com as crianças para ensinarem aos mais velhos que nós não somos o que possuímos, apenas possuimos o que somos!
Independentemente das nossas origens, dos bens que acumulámos, apenas valores imateriais nos podem definir enquanto pessoas.
 
Se tivermos de caminhar descalços sobre a neve, recordemos as riquezas das quais nada nem ninguém jamais nos poderão expoliar: a nobreza da alma, a honestidade dos sentimentos e, acima de tudo, a força do espírito!
 
Feliz Natal meninos e meninas! Nunca se esqueçam de sonhar, e se um dia mais tarde, quando já não acreditarem em fósforos mágicos, tiverem dificuldade em fazê-lo, releiam esta história com final trágico mas capaz de inundar com poesia o nosso imaginário.
 

 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Abertura Formal da Biblioteca da Bela

O Centro Escolar Poeta Ruy Belo, colocado ao serviço da Comunidade desde Setembro de 2012, em especial das freguesias da parte leste de Rio Maior, passou a dispor de uma Biblioteca Escolar que congrega os fundos documentais das escolas da região que entretanto fecharam, apresentando por conseguinte excelentes condições ao nível dos espaços e dos recursos disponíveis.
 
No âmbito da política de novos centros escolares, o equipamento foi instalado pela Câmara Municipal de Rio Maior em conjunto com a Rede de Bibliotecas Escolares. O seu acervo, que conta com mais de três mil monografias e um elevado número de outros documentos não-livro, resultou da recolha de fundo documental das escolas do meio rural já encerradas bem como de um incentivo monetário no valor de 3.500 euros resultante da candidatura deste novo equipamento social à Rede de Bibliotecas Escolares, o qual permitiu também a aquisição de cerca de quatrocentos novos títulos abrangendo todas as classes do conhecimento - de acordo com o documento de Política de Desenvolvimento da Coleção já adotado pelas Bibliotecas do Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva.


A sessão inaugural da Biblioteca Escolar do Centro Escolar Poeta Ruy Belo, em S. João da Ribeira, teve lugar no dia 3 de dezembro de 2012,e contou com a presença da Direção do Agrupamento, da Sra. Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, Dr.ª Teresa Calçada, da Coordenadora Interconcelhia, Dr.ª Ana Cabral, da Vereadora da Educação, Dr.ª Sara Fragoso, dos Professores Bibliotecários do Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva, bem como de outros Professores e figuras locais.
 
A par da apresentação da BE à comunidade escolar, a sessão inaugural contemplou uma pequena peça de teatro de fantoches adaptada a partir de um conto de Ana Maria Magalhães e Teresa Calçada e encenada por alunos do 4.ºano, e ainda a realização de uma Feira do Livro Infantil.

 
Aquando desta cerimónia e em entrevista ao jornal Região de Rio Maior, a Dra. Teresa Calçada considerou que a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares tem contribuído decisivamente para os graus de literacia: “Empiricamente, pela nossa prática e por aquilo que os olhos dão a ler, sim, verifica-se que nas escolas onde as crianças desde pequenas percebem que a par do recreio, da sala de aulas, do refeitório, há a Biblioteca, é natural que elas usem este espaço e se habituem a ele como um bem de primeira necessidade. É habitual irem ao computador em contexto de Biblioteca, levarem os livros, levarem-nos para casa, virem as famílias à Biblioteca, fazerem teatrinhos, e tudo isso torna natural uma prática que se pretende diária e quotidiana.”


Também segundo a mesma Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, há estudos sobre as Bibliotecas Escolares que comprovam “os índices de utilização, a forma como a Biblioteca é usada e o seu papel na prática dos alunos, dos professores e das famílias na escola. Juntamente com o Plano Nacional de Leitura, pensamos que hoje se dá mais valor social aos livros e à leitura como um bem transversal próprio e absolutamente necessário na época em que vivemos, pelo que a Biblioteca está na ordem do dia por isso mesmo.”
 
 
A Dr.ª Tersa Calçada, convidada de honra desta informal cerimónia e dona de uma personalidade vibrante, trouxe livros e brindes para os novos utilizadores da Biblioteca da Bela, posou com a Bela, a mascote da Biblioteca assim batizada em homenagem ao poeta Ruy Belo, conversou e brincou com as crianças, relembrou-as da importância de serem agradecidas, nomeadamente aos membros da Equipa da Biblioteca que tornam possível a existência de um lugar onde todos os sonhos são possíveis, e admitiu que numa altura de crise como aquela em que vivemos, inaugurar uma Biblioteca é sempre um motivo de alegria e uma mais-valia para a época conturbada que vivemos: “ É sem dúvida anti-crise, pois além do mais, se há altura em que nós precisamos de ter bens que sejam permutáveis, que se emprestem, que não custem dinheiro, que gerem solidariedade, é esta. Então, a Biblioteca é por definição isso mesmo.”
 

Em suma, o programa da Rede de Bibliotecas Escolares, coordenado pela Drª Teresa Calçada, teve na última década um impacto muito positivo na melhoria das condições de trabalho e do desenvolvimento e atualização das coleções das nossas Bibliotecas. Deste investimento resultou a criação de condições ideais para que todos os Professores e Educadores possam contribuir para o desenvolvimento nos nossos alunos de um conjunto de competências ao nível das literacias essenciais para a melhoria das aprendizagens e, consequentemente, para o sucesso escolar e educativo, que incluem não só as competências básicas de leitura como também competências digitais ao nível da pesquisa, tratamento e utilização da informaçã.
 
Deste modo, e considerando que a Biblioteca Escolar promove os hábitos de leitura, proporciona o acesso gratuito à informação, ao conhecimento e ao lazer, é um polo dinamizador de animação cultural e lúdica, é um espaço de livre acesso e privilegiado para a promoção de estratégias e atividades de apoio ao currículo, continuamos a apelar à mobilização de todos os colegas para fazerem uso das potencialidades dos recursos pedagógicos disponíveis nas três Bibliotecas Escolares do Agrupamento, sabendo que o desenvolvimento das literacias é uma responsabilidade da escola e também de todos os Professores.
 
Relembramos por fim que os Professores Bibliotecários, para além da gestão e promoção dos recursos disponíveis, estão disponíveis para dar todo o apoio na concretização dos grandes objetivos a que nos obrigamos: apoiar o currículo, promover o livro e fazer bons leitores.
 
Sandra Pratas e Sousa
Professora Bibliotecária