Karina Zavinska do 2.º B do Centro Escolar N.º 2 foi a grande vencedora do concurso de desenho inserido nas atividades da Semana da Leitura 2013.
Parabéns Karina!!!
Apreciem aqui a sua ilustração:
Soraia Santos, aluna nº 15, do 1.º B da EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva arrecadou o 2.º Lugar!
Parabéns Soraia!!!
O terceiro lugar foi para a Lúcia Santos da Fonseca, aluna do 2.º B do Centro Escolar Poeta Ruy Belo
de São João da Ribeira.
Parabéns Lúcia!!!
Vejam a sua ilustração:
Relembramos que todos os participantes receberão um certificado de participação Mais, os participantes que não viram os seus trabalhos premiados terão ainda a oportunidade de ver as suas ilustrações em marcadores de livros a distribuir no terceiro período.
A BE agradece a participação de todos os concorrentes!
Maria Sousa do 4.º E do Centro Escolar Poeta Ruy Belo foi a feliz vencedora do Concurso de Escrita Criativa da Semana da Leitura 2013 destinado a todos os alunos do 3.º e 4.º anos do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva.
Muitos parabéns Maria!!!
Agradecemos igualmente o empenho de todos os alunos participantes.
Clica nesta imagem se quiseres ler o texto vencedor:
Proposta de leitura e reflexão em sala de aula sobre um texto alusivo ao tema do Mar.
Conforme proposta aprovada pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Rio Maior, propõe-se para a 7ª Edição da Semana da Leitura, a realização de uma atividade conjunta no concelho, com a designação de "Rio Maior para para ler".
Pretende-se que à mesma hora, em todas as instituições públicas e privadas do concelho, crianças e adultos se dediquem à fruição do prazer da leitura, assinalando-se também de forma simbólica o fecho da Semana Nacional de Leitura.
Propostas de leitura para o Pré-Escolar/JI e 1.º Ciclo:
Sugerimos a todos os Educadores e Professores que pelas 11.00h do dia 8 de março de 2013, procedam à leitura de O Nadadorzinho de Leo Lionni (Jardim de Infância) e O dia em que o mar desapareceu de José Fanha ( 1.º Ciclo).
... Eu que às vezes encontro sem saber porquê um simples não sei quê em estátuas retratos antigos de límpidas mulheres desconhecidas eu que de súbito à primeira vista me apaixono adolescentemente por essas mulheres mortas mas contemporâneas de um pobre poeta português do século vinte levadas até ele talvez por um discreto gesto às formas e às cores impresso por um homem que na arte encontrava a única razão de vida abro a pasta e deparo com o teu retrato um retrato de passe anos atrás tirado no sítio suburbano onde primeiro vivemos e juntos suportámos com surpresa a solidão de sermos dois e ela só vergar os ombros onde os dias nos poisavam Conheço outros retratos teus onde também estás viva um deles bem me lembro estava à minha espera em saint-malo uma tarde ao voltar do monte saint michel nesse verão bretão onde então procurava justificação por mínima que fosse para a vida numa das muitas fugas de mim próprio que às vezes empreendo embora antecipadamente certo de que só pela morte enfim me encontrarei comigo com todos quantos verdadeiramente amei alguns desconhecidos e alguns mesmo inimigos sobretudo sedentos de justiça de que depois somente de bem morto hei-de dispor daquela paz que sempre apeteci mas nunca procurei até por não ter tempo para isso nem sequer para saber coisas simples como saber quem sou porque ao certo só sei que muito mais passei naquilo em que fiquei nem que fossem os filhos ou os versos que fiquei muito mais naquilo onde passei como passos na areia no inverno ou repentinas sensações de me sentir de súbito sensivelmente bem encher o peito de ar sentir-me vivo São retratos diferentes de quem foste um breve instante e nele floriste e apenas não murchaste por haveres ficado um pouco mais em tais fotografias Mas há em todos eles uma graça inesperada a surpresa da corça ou restos dessa raça que há em ti talvez um pouco mais que nas demais mulheres expressão sempre surpreendente da surpresa mesmo até para quem te conhece tão bem como eu te conheço Se nuns mais do que noutros sem excepção desponta a madrugada que era e é esse teu riso claro quem primeiro falou de riso claro talvez houvesse ouvido a água quando corre sobre os seixos de um ribeiro talvez a houvesse visto branca e fresca mas teve de inventar pra conquistar essa metáfora quando eu que te ouvi rir não fiz mais do que ouvir e sei que o som da água imita o teu sorriso Talvez dentro de séculos se não fale já de ti coisa aliás sem maior importância que a de não ter alguém deixado o teu retrato em qualquer dos museus esparsos pelo mundo Eu estarei morto e pouco poderei fazer por ti simples mulher da minha vida Mas isso não importa importa esta manhã este bar de milão onde olho o teu retrato enquanto espero o meu pequeno almoço saboreio as cervejas em jejum tomadas e começam de súbito a chegar aos meus ouvidos inesperados os primeiros acordes do concerto imperador Se um dia penso porventura te perder mulher simples recôndita e surpreendente sobre quem recaiu o peso do meu nome só então saberei quanto valias verdadeiramente Estás presente em mim como ninguém e sabes quão terrivelmente amei e amo outras mulheres além de ti além de minha mãe Mas tu tens o meu nome clara rilke tu trocaste a tua alegre vida irrequieta no único infeliz dos teus negócios por um poeta pobre velho e feio como eu Contigo aprendi coisas tão simples como a forma de convívio com o meu cabelo ralo e a diversa cor que há nos olhos das pessoas Só tu me acompanhaste súbitos momentos quando tudo ruía ao meu redor e me sentia só e no cabo do mundo Contigo fui cruel no dia a dia mais que mulher tu és já hoje a minha única viúva Não posso dar-te mais do que te dou este molhado olhar de homem que morre e se comove ao ver-te assim presente tão subitamente Bons dias maria teresa até depois preciso de tomar o meu pequeno almoço a cerveja era boa mas é bom comer como come qualquer homem normal e me poupa ao perigo de até pela idade me converter subitamente num sentimental.
A Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Portugal, formalizado pelo projeto SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as Bibliotecas Escolares – que pretende chegar a, aproximadamente, um milhão de crianças e respetivas famílias.
Após a divulgação do Projeto por parte da Coordenadora Interconcelhia junto dos Professores Bibliotecários, que por sua vez reuniram com os Professores e Educadores do Agrupamento a fim de delinear estratégias para integrar a saúde oral nos projetos da escola e reforçar a ideia de que para além de ser um conteúdo transversal, a educação para a saúde é muito mais eficaz quando integrada de forma natural nas atividades normais da sala de aula em vez de ser apresentada fragmentada ou mencionada apenas na presença de profissionais da saúde oral, todas as Bibliotecas Escolares do Agrupamento Vertical Fernando Casimiro Pereira da Silva receberam um magnífico Kit SOBE.
O Kit foi já disponibilizado a toda a comunidade educativa e nele se podem encontrar para além de kits de escovagem, livros, cartas, CDs áudio, bem como guias de utilização para Professores e Educadores. De acordo com o próprio site do Projeto SOBE, este “não é um simples conjunto de materiais para ficar esquecido numa estante da Biblioteca, não é uma caixa de escovas de dentes, nem um conjunto de "brinquedos" sobre saúde oral! O "Kit" SOBE é uma filosofia e um desbloqueador de projetos e ideias, é um "post-it" gigante para que os Jardins Infantis, as escolas, professores, educadores, alunos e pais se lembrem que a saúde oral é fundamental para a qualidade de vida...todos os dias. O conjunto de materiais que compõe o Kit pretende suscitar a vontade dos estudantes e os educadores para explorarem o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios de competência e de conhecimentos. O objetivo final do projeto é permitir aos alunos e aos professores que, com pretexto no desenvolvimento deste programa de saúde oral, adquiram motivação extra para aprender e praticar a linguagem, a leitura, a escrita e as capacidades matemáticas e criativas.”
A apresentação deste Projeto inovador esteve a cargo do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares – SABE- e realizou-se nos dias sete de fevereiro de 2013 no Centro Escolar N.º 2; catorze de fevereiro de 2013 na EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva; e no dia 15 de fevereiro de 2013 no Centro Escolar Poeta Ruy Belo para turmas do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade.
A atividade começou com uma discussão sobre quais os cuidados a ter com a higiene oral e a sua importância para a saúde, após O Peixe do copo de dentes que queria nadar no mar de António Laranjeira. Com ilustrações cativantes, este livro recomendado pelo PNL e destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais, consiste numa deliciosa aventura sobre um menino que decide libertar o peixinho que vive no seu copo de dentes para que ele possa gozar o direito de ser livre.
o que se seguiu a animação do livro
O terceiro momento desta atividade consistiu na redação em pequenos grupos de histórias relacionadas com a temática da saúde oral com base nas personagens e localização espacial indicadas pelas cartas que também integram os Kits.
Relembramos que a DGS adquiriu 350.000 kits de Higiene Oral para distribuir pelas escolas e jardins- de-infância que tenham projetos de saúde oral, principalmente para aquelas instituições onde os alunos escovam os dentes diariamente nas suas instalações. Também, é bastante fácil participar neste projeto. Basta criar um projeto de escovagem dos dentes no jardim de infância ou escola, submeter essa ideia através do formulário que encontra na Bolsa de Projetos do site http://www.sobe.pt/ e aguardar pela resposta da DGS. Os projetos devem ter um parceiro da área da saúde pública (ACES, Centro de Saúde, ARS).
No site do Projeto SOBE, famílias, profissionais da saúde e da educação são convidados a explorarem o site, usarem os seus materiais, aderirem aos projetos, e levarem a saúde oral para dentro da sala de aula, uma vez que “Os alunos são elementos catalisadores das mensagens de promoção da saúde para os membros da família. E as escolas podem assumir a liderança na criação dessas mensagens para a visualização de saúde oral como parte integrante do processo de crescimento e aprendizagem dos estudantes".
Contribuir para o incremento da literacia dos nossos alunos e muni-los de competências e informação para uma melhor integração na sociedade atual são assim prioridades das Bibliotecas Escolares mas também de todos os Profissionais de Educação.
E claro, a escovagem de dentes na escola é Seguro, Oficial, Barato e Eficaz!
Confiram aqui os trabalhos dos alunos do 3.º D do CE Poeta Ruy Belo:
“Uma boa decisão”
Era uma vez um menino chamado Miguel
que nunca lavava os dentes, nem quando ia dormir. O Miguel também adorava comer
doces: gelados, gomas, chupa-chupas, bolos, e não resistia a chocolate. E
quando acabava de comer não lavava os dentes.
Uma noite, a fada dos dentes, que
andava muito zangada com o Miguel decidiu mostrar-lhe o seu futuro. Então a
sonhar o Miguel viu como iria ser quando fosse muito velhinho: já não tinha
nenhum dente próprio e usava uma placa muito amarela e muito mal cheirosa. E
quando queria comer tremoços tirava a placa e os netos desatavam a fugir aos
gritos.
O Miguel acordou muito assustado e
tomou uma decisão: a partir desse dia iria sempre usar o dentífrico mágico que
uma boa fada lhe deixara um dia debaixo da almofada.
Como recompensa por ser um menino
responsável pela higiene dos seus dentes, a fada levou-o a visitar o palácio
das fadas dos dentes, as fadas que nos costumam deixar uma moeda debaixo da
almofada quando nos caem os dentinhos de leite.
E a partir desse dia o Miguel nunca
mais teve preguiça de lavar os dentes e até começou a usar fio dental.
Teresa Veiga, Sofia Lourenço, Maria Miguel, Frederico Manuel, Rodrigo Fonseca, Marco António, Natacha Vieira, Leonardo Monteiro
“O Ratinho, o Coelho e o elixir”
Era uma vez um ratinho que vivia numa
floresta mágica. E ele não gostava dos animais que não lavavam os dentes. Mais
à frente encontrou o Coelho da Páscoa que tinha os dentes cariados dos ovos de
chocolate que comia.
De seguida os dois foram a casa do
ratinho e ele ensinou o Coelho a lavar os dentes. O Coelho lavou os dentes mas
ainda ficaram um bocado amarelos. Então apareceu uma fada da Floresta mágica
que lhes falou do Elixir Mágico e foram à procura dele. Depois encontraram o Elixir,
o Coelho bochechou e no fim de deitar o líquido fora os dentes ficaram
brilhantes. E todos os animais quiseram experimentar esse líquido mágico e
ficaram com os seus dentes muito brilhantes.
E a partir daí todos os animais
passaram a lavar os dentes todos os dias.
Bianca Barbosa, Raquel Fernandes, Ana Casal,Mauro Daniel Felício Mota, Fábio, Bernardo, Cláudio, Rúben
O Monstro Verde
Era uma vez um monstro verde com dois
chifres e pelo verde que vivia numa gruta escura e fria. Os seus dentes eram
podres e com muitas bactérias porque não gostava de lavar os dentes.
Um dia uma menina passou com os seus
dentes brilhantes, perto da gruta onde vivia o monstro. Quando ela viu o
monstro sorriu e o brilho de seus dentes iluminou a gruta. O monstro com os
seus dentes muito mal cheirosos ficou cheio de pena de não ter os dentes tão
brilhantes como os da menina.
Depois a menina, como era muito
amável, tirou da mochila uma pasta dos dentes e uma escova dos dentes mágica
que ia mudar o sorriso do monstro para sempre. E assim foi. Fim!!!
Ana Filipa, Luís Filipe, Diana Ximenes, Duarte marques, André Cojocariu, Gabriell Barbosa, Osvaldo Matos, Sara Costa, Joana Oliveira.
A Biblioteca Municipal Laurano Santos de Rio Maior, em parceria com a DGARTES (Direção Geral das Artes) esta a desenvolver no ano letivo de 2012/2013 uma atividade de promoção do livro e da leitura, denominada Passaporte para a Leitura, que consiste na apresentação de um pequeno teatro de fantoches, seguido da distribuição gratuita e breve explicação de utilização aos alunos, do “LIVRO ESCURO E CLARO”.
Este livro irá servir como um passaporte ou um diário onde as crianças irão anotar impressões que retenham de espetáculos que venham a assistir futuramente. Esta atividade visa abranger todos os alunos do 1.º ciclo.