EM LEGÍTIMA DEFESA
Sei hoje que ninguém antes de ti
morreu profundamente para mim
Aos outros foi possível ocultá-los
na sua irredutível posição horizontal
sob a capa da terra maternal
Choramo-los imóveis e voltamos
à nossa irrequieta condição de vivos
Arrumamos os mortos e ungimo-los
São uma instituição que respeitamos
e às vezes lembramos celebramos
nos fatos que envergamos de propósito
nas lágrimas nos gestos nas gravatas
com flores e nas datas num horário
que apenas os mate o estritamente necessário
mas decerto de acordo com um prévio plano
tu não só me mataste como destruíste
as ruas os lugares onde cruzámos
os nossos olhos feitos para ver
não tanto as coisas como o nosso próprio ser
A cidade é a mesma e no entanto
há portas que não posso atravessar
sítios que me seria doloroso outra vez visitar
onde mais viva que antes tenho medo de encontrar-te
Morreste mais que todos os meus mortos
pois esses arrumei-os festejei-os
enquanto a ti preciso de matar-te
dentro do coração continuamente
pois prossegues de pé sobre este solo
onde um por um perigo os meus fantasmas
e tu és o maior de todos eles
não suporto que nada haja mudado
que nem sequer o mais elementar dos rituais
pelo menos marcasse em tua vida o antes e o depois
forma rudimentar de morte e afinal morte
que por não teres morrido muito mais tenhas morrido
Se todos os demais morreram de uma morte de que vivo
tu matas-me não só rua por rua
nalguma qualquer esquina a qualquer hora
como coisa por coisa dessas coisas que subsistem
vivas mais que na vida vivas na imaginação
onde só afinal as coisas são
Ninguém morreu assim como morreste
pois se houvesse morrido tudo estava resolvido
Os outros estão mortos porque o estão
Só tu morreste tanto que não tens ressurreição
pois vives tanto em mim como em qualquer lugar
onde antes te encontrava e te possa encontrar
e ver-te vir como quem voa ao caminhar
Todos eram mortais e tu morreste e vives sempre mais
Ruy Belo
terça-feira, 23 de abril de 2013
domingo, 31 de março de 2013
sábado, 9 de março de 2013
Exposição LER AZUL
Poemas retirados do livro Mar,
de Sophia de Mello Breyner Andresen
Atlântico
MarMetade da minha alma é feita de maresia.
Mar
De todos os cantos do
mundoAmo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua,
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.
Espero
Espero sempre por ti
o dia inteiro,
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda.
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda.
As ondas quebravam
uma a uma
Eu estava só com a areia e com a espuma
Do mar que cantava só para mim.
Eu estava só com a areia e com a espuma
Do mar que cantava só para mim.
Dia do mar no ar
Dia do mar no ar,
construídoCom sombras de cavalos e de plumas
Dia do mar no meu quarto-cubo
Onde os meus gestos sonâmbulos deslizam
Entre o animal e a flor como medusas.
Dia do mar no ar, dia
alto
Onde os meus gestos são gaivotas que se perdem
Onde os meus gestos são gaivotas que se perdem
Rolando sobre as
ondas, sobre as nuvens.
Barcos
Dormem na praia os
barcos pescadores
Imóveis mas abrindo
Os seus olhos de estátua
E a curva do seu bico
Rói a solidão.
Imóveis mas abrindo
Os seus olhos de estátua
E a curva do seu bico
Rói a solidão.
Praia
As ondas desenrolavam os seus braços
E as brancas tombam de bruços.
E as brancas tombam de bruços.
Lusitânia
Os que avançam de
frente para o mar
E nele enterram como uma aguda faca
E proa negra dos seus braços
E nele enterram como uma aguda faca
E proa negra dos seus braços
Vivem de pouco pão e
de luar.
Ondas
Onde-- ondas-- mais
belos cavalos
Do que estes ondas que vóis sois
Onde mais bela curva de pescoços
Onde mais bela crina sacudida
Ou impetuoso arfar no mar imenso
Onde tão ébrio amor em vasta praia.
Do que estes ondas que vóis sois
Onde mais bela curva de pescoços
Onde mais bela crina sacudida
Ou impetuoso arfar no mar imenso
Onde tão ébrio amor em vasta praia.
Ler para os mais velhos
Inserido na programação da 7.ª Edição da Semana da Leitura, deu-se início no dia 8 de março de 2013 ao projeto "Ler para os mais Velhos". Este projeto destina-se maioritariamente aos utentes do Centro Social Paroquial de São João Batista na localidade de S. João da Ribeira em Rio Maior, e consiste na realização de sessões de leitura animadas pelos alunos do 3.º e 4.º anos do Centro Escolar Poeta Ruy Belo.
Esta iniciativa conta com a colaboração das Professoras Titulares de turma e a supervisão da Professora Bibliotecária do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva.
Este projeto visa proporcionar aos utentes encontros à volta dos livros com o objetivo de manter nos idosos o hábito e o prazer da leitura e da utilização das Bibliotecas ao longo da vida, reforçar laços entre gerações e partilhar saberes e experiências.
O projeto representa ainda uma mais-valia para os alunos dinamizadores que terão assim a possibilidade de estar em contacto com o livro, conhecer escritores proeminentes da literatura universal e sobretudo de participar numa ação favorecedora da sua formação cívica.
Essencialmente na génese deste projeto, bem como de outros desenvolvidos pelas Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento,
subjaz a ideia de que a leitura, os recursos e serviços da comunidade escolar consubstanciam a convicção de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais à construção de uma efetiva e responsável cidadania e à participação democrática.
Posteriormente e face às necessidades que forem detectadas, e considerando que a BE do Centro Escolar Poeta Ruy Belo contém sobretudo no seu acervo obras da literatura infanto-juvenil, é um objetivo a médio prazo deste projeto recorrer ao espólio documental da Biblioteca Popular da Marmeleira cuja Coordenadora, Dr.ª Teresa Calçada, já apresentou a sua disponibilidade nesse sentido.
Obrgada à Diretora, Sandra Martins, e ao 1º Vice-Presidente do CSPSJB, José Silveira, pela forma como nos receberam. Obrigada também aos seus utentes que nos permitiram comemorar a leitura neste mar de afetos.
sexta-feira, 8 de março de 2013
Vencedoras do Concurso de Desenho da Semana da Leitura 2013
Karina Zavinska do 2.º B do Centro Escolar N.º 2 foi a grande vencedora do concurso de desenho inserido nas atividades da Semana da Leitura 2013.
Parabéns Karina!!!
Apreciem aqui a sua ilustração:
Soraia Santos, aluna nº 15, do 1.º B da EBI Fernando Casimiro Pereira da Silva arrecadou o 2.º Lugar!
Parabéns Soraia!!!
O terceiro lugar foi para a Lúcia Santos da Fonseca, aluna do 2.º B do Centro Escolar Poeta Ruy Belo de São João da Ribeira.
Parabéns Lúcia!!!
Vejam a sua ilustração:
Parabéns Karina!!!
Apreciem aqui a sua ilustração:
Parabéns Soraia!!!
O terceiro lugar foi para a Lúcia Santos da Fonseca, aluna do 2.º B do Centro Escolar Poeta Ruy Belo de São João da Ribeira.
Parabéns Lúcia!!!
Vejam a sua ilustração:
Relembramos que todos os participantes receberão um certificado de participação Mais, os participantes que não viram os seus trabalhos premiados terão ainda a oportunidade de ver as suas ilustrações em marcadores de livros a distribuir no terceiro período.
A BE agradece a participação de todos os concorrentes!
Maria Sousa do 4.º E do Centro Escolar Poeta Ruy Belo foi a feliz vencedora do Concurso de Escrita Criativa da Semana da Leitura 2013 destinado a todos os alunos do 3.º e 4.º anos do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva.
Muitos parabéns Maria!!!
Agradecemos igualmente o empenho de todos os alunos participantes.
Clica nesta imagem se quiseres ler o texto vencedor:
Subscrever:
Mensagens (Atom)





