sábado, 9 de março de 2013

Ler para os mais velhos

Inserido na programação da 7.ª Edição da Semana da Leitura, deu-se início no dia 8 de março de 2013 ao projeto "Ler para os mais Velhos". Este projeto destina-se maioritariamente aos utentes do Centro Social Paroquial de São João Batista na localidade de S. João da Ribeira em Rio Maior, e consiste na realização de sessões de leitura animadas pelos alunos do 3.º e 4.º anos do Centro Escolar Poeta Ruy Belo.
 
Esta iniciativa conta com a colaboração das Professoras Titulares de turma e a supervisão da Professora Bibliotecária do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva. Este projeto visa proporcionar aos utentes encontros à volta dos livros com o objetivo de manter nos idosos o hábito e o prazer da leitura e da utilização das Bibliotecas ao longo da vida, reforçar laços entre gerações e partilhar saberes e experiências.
 
O projeto representa ainda uma mais-valia para os alunos dinamizadores que terão assim a possibilidade de estar em contacto com o livro, conhecer escritores proeminentes da literatura universal e sobretudo de participar numa ação favorecedora da sua formação cívica.
 
 
Essencialmente na génese deste projeto, bem como de outros desenvolvidos pelas Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, subjaz a ideia de que a leitura, os recursos e serviços da comunidade escolar consubstanciam a convicção de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais à construção de uma efetiva e responsável cidadania e à participação democrática.
 
Posteriormente e face às necessidades que forem detectadas, e considerando que a BE do Centro Escolar Poeta Ruy Belo contém sobretudo no seu acervo obras da literatura infanto-juvenil, é um objetivo a médio prazo deste projeto recorrer ao espólio documental da Biblioteca Popular da Marmeleira cuja Coordenadora, Dr.ª Teresa Calçada, já apresentou a sua disponibilidade nesse sentido.
 
Obrgada à Diretora, Sandra Martins, e ao 1º Vice-Presidente do CSPSJB, José Silveira, pela forma como nos receberam. Obrigada também aos seus utentes que nos permitiram comemorar a leitura neste mar de afetos.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário